sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Bolsonaro é inimigo com máscara de presidente



Muita gente acredita que o maior problema de Bolsonaro é saber por onde começar a gestão da pandemia. Engano. O seu maior problema é saber onde parar. Costuma-se dizer que o chefe da nação não gosta de usar máscara. Lorota. Instalou-se no Planalto um inimigo camuflado sob a máscara de presidente. (...)

Fim do inquérito: Maia é outra vítima do modo lavajatista de arrasar o país



A Procuradoria Geral da República pediu ao STF para arquivar o inquérito que investigava se a Odebrecht havia feito repasses irregulares ao deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) e a seu pai, Cesar Maia. (...)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Um caso de amor correspondido livra Flávio Bolsonaro do pior



Em 29 de abril último, ao dar posse a André Mendonça, o sucessor do ex-juiz Sergio Moro no Ministério da Justiça, o presidente Jair Bolsonaro assim referiu-se a João Otávio de Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça, presente à cerimônia: (...)

sábado, 20 de fevereiro de 2021

Por 364 a 130, Câmara confirma decisão do STF e mantém prisão de deputado abandonado pelo Planalto



A Câmara decidiu nesta sexta-feira (19) manter preso o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Por 364 votos a 130 (e 3 abstenções), o plenário da Casa confirmou a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que mandou prender o deputado após a publicação de um vídeo com ataques aos ministros da corte e defesa ao AI-5 (Ato Institucional nº 5), que deu início ao período mais autoritário da ditadura. (...)

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Nem Bia Kicis comparece ao enterro de Silveira. Sem cautelar. É cana mesmo!



Nem a deputada Bia Kicis (PSL-DF), que ambiciona presidir a Comissão de Constituição e Justiça, saiu em defesa de Daniel Silveira (PSL-RJ), o deputado valentão. A Câmara começa a decidir hoje, às 17h, se ele continua ou não na cadeia. Tudo indica que vai continuar. São necessários 257 votos para revogar a decisão do Supremo, não para mantê-la. Não é tudo a mesma coisa? Não! (...)

Combustíveis: Bolsonaro abre mão de R$ 4,7 bi de arrecadação em 2 minutos



Temos finalmente um tribuno da plebe no poder. Na sua live desta quinta, Jair Bolsonaro botou pra quebrar. Anunciou fim de impostos federais no diesel e no gás de cozinha — afinal, um presidente do povo! —, desceu a língua na Petrobras, ameaçou seu presidente e, como de hábito, se eximiu da responsabilidade de ser governo. (...)

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Há mais variantes de Jair Bolsonaro que do vírus



A proliferação de novas linhagens de Jair Bolsonaro cresce na proporção direta da queda da credibilidade sanitária do presidente. O brasileiro é cada vez mais incapaz de reconhecer a capacidade do governo de vacinar adequadamente a população. E o governo é incapaz de demonstrá-la. (...)

Moraes, do STF, manda prender deputado Daniel Silveira após ataques a ministros da corte



O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), mandou prender em flagrante, na noite desta terça-feira (16), o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ). A decisão de Moraes foi de ofício, ou seja, sem provocação da PGR (Procuradoria-Geral da República) ou da Polícia Federal, por exemplo. (...)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Decretos sobre armas violam a Constituição; que Congresso ou STF os derrube



O presidente Jair Bolsonaro, vejam que espetáculo, prestou tal serviço às milícias e ao narcotráfico que Marcelo Ramos (PL-AM), vice-presidente da Câmara, homem do Centrão, protestou. O deputado acertou no que disse, mas falta acertar no que não disse. Já chego lá. Anotem de saída: partidos, qualquer um que queira ter comportamento decente e entidades da sociedade civil com legitimidade para tanto têm de entrar com Ações Diretas de Inconstitucionalidade no Supremo para impedir a aberração. (...)

domingo, 14 de fevereiro de 2021

Caçapava no rumo certo (Meu artigo na revista Notícias do Vale)



Depois de longos e demorados anos Caçapava vive seu melhor momento político administrativo. Nunca, de uma só vez, aconteceu na cidade uma mudança tão radical e necessária para o desenvolvimento da cidade. Uma Câmara Municipal rançosa que por anos repetiu mandatos de tediosos vereadores que jamais produziram o que era necessário para cidade. (...)

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Livro de general Villas Bôas é um histórico lixo golpista



O general Mark Milley, chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA, militar mais poderoso da Terra, enfrentou as delinquências de Donald Trump recorrendo à Constituição americana. Por aqui, um general da reserva resolve narrar, em tom que aspira ao pudoroso, a ameaça golpista que fez para intimidar o Supremo. (...)

Bolsonaro sofre espancamento verbal e Pazuello evita defendê-lo no Senado



Jair Bolsonaro foi submetido a um espancamento verbal durante a audiência convocada pelo Senado para ouvir explicações do ministro Eduardo Pazuello (Saúde). O general escutou calado o capitão ser chamado de "genocida", "patético", "incompetente" e "negacionista". (...)


Não existe amor em Brasília. Acabou o "só love, só love" de Guedes & Lira



Lembram-se daquela excitação de Paulo Guedes — para não variar, infundada — quando Arthur Lira (Progressistas-AL) foi eleito presidente da Câmara? Pois é... Esmoreceu. E olhem que nem tiveram tempo de uma, digamos, conjunção. Ambos podem pedir anulação do casamento, mas não da eleição de Lira. O único com chance de ser expulso de casa, demissível que é "ad nutum", é mesmo o ministro da Economia.(...)

Bolsonaro e irritadinhos da Faria Lima. E o teorema para diminuir impostos



Xiii... O presidente Jair Bolsonaro deixou magoada parte da moçada que circula ali pela Faria Lima e que acreditou, logo de cara — não foi só voto contra o PT —, que o Capitão era a solução para os problemas do Brasil. Ou, ao menos, para o que entendiam ser os problemas do Brasil. (...)

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Editorial do Estadão - Antes de dinheiro, falta espírito público



É excruciante a demora do governo e do Congresso para encontrar as fontes de financiamento para retomar o auxílio emergencial para os milhões de cidadãos destituídos de renda em razão da pandemia de covid-19. O auxílio acabou em dezembro, mas a pandemia não – e lá se vão dois meses e meio sem que o poder público tenha sido capaz de se entender sobre tão urgente demanda.(...)

Não podendo elevar sua estatura, Arthur Lira rebaixa pé-direito da Câmara



A principal ferramenta de trabalho do jornalista é o nariz. De todos os sentidos, o olfato é o que faz mais sentido na atividade jornalística. O melhor repórter, quando sente algo fedendo, corre atrás. Por mal dos pecados, a presidência do réu Arthur Lira não cheira bem. (...)

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

O estranho decreto de Bolsonaro



No dia 27 de janeiro, o presidente Jair Bolsonaro editou decreto instituindo a Política Nacional de Modernização do Estado e o Fórum Nacional de Modernização do Estado. O tema deveria ser da mais alta importância. De fato, é preciso modernizar a máquina estatal, para que seja mais ágil e mais eficiente. (...)

sábado, 6 de fevereiro de 2021

Bacanal Com Lobisomem (Felicio Vitali)



Com as eleições ocorridas esta semana no senado e na Câmara, que elegeram o Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, chegamos quase que ao fundo da fossa fétida de nossa política.

Mas tem muita gente que se nega a sentir o mau cheiro e ver o que rola pelo esgoto político. Pelo visto vão se afundar nela até que não consigam mais respirar. (...)



quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Governo de SP suspende restrições e anuncia pacote de ajuda ao comércio



O governador João Doria (PSDB) anunciou em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes durante a tarde desta quarta-feira, 3, a suspensão do fechamento de bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais aos fins de semana nas 11 regiões classificadas na fase laranja do Plano São Paulo. Entre segunda e sexta-feira, o funcionamento continua restrito entre as 6h e 20h. De acordo com ele, a decisão foi tomada pelo Centro de Contingência da Covid-19 após uma queda de 11% nas internações por covid-19 nos leitos públicos e privados. (...)

Lira afronta STF e dá CCJ a investigada: fake news, golpismo e negacionismo



Arthur Lira (Progressistas-AL), presidente da Câmara, indicou a deputada Bia Kicis (PSL-DF) para a presidência da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), tida, com razão, como a mais importante da Casa. Trata-se de uma provocação barata aos valores da democracia e ao Supremo Tribunal Federal. (...)

Lira e convidados beberam champanhe sobre uma montanha de 227 mil cadáveres



Estamos deixando de ser um país. Estamos nos tornando uma caricatura. Como isso pode dar certo? Talvez por milagre — o tal evento sem causa. (...)

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Foi Azar (Felicio Vitali)



Domingo, logo muito cedo, um calor intenso, mal consigo respirar mesmo com o ar circulando entre as janelas abertas. O ventilador faz um barulho de um enxame de vespas e movimenta o ar, mas pouco faz para temperatura ficar suportável. (...)