domingo, 31 de janeiro de 2021

Blindagem do centrão inclui veto à CPI da Pandemia e escudo para o Zero Um



Com notável sensibilidade para detectar bons negócios, o centrão vislumbrou nas aflições da família Bolsonaro múltiplas oportunidades. Na sucessão interna do Congresso, o acerto que consolidou a aliança com o Planalto não se limita ao bloqueio do impeachment. Inclui o veto à instalação de uma CPI sobre a pandemia e o fornecimento de escudo para o primogênito Flávio Bolsonaro. (...)

sábado, 30 de janeiro de 2021

Bolsonaro adere à tática que dizia ser 'corrupta'



Jair Bolsonaro notabiliza-se por dizer uma coisa e fazer o seu contrário. No discurso em que anunciou que pode recriar três ministérios, levou o hábito às fronteiras do paroxismo. Ao esticar a Esplanada para satisfazer as pulsões fisiológicas dos seus novos aliados no Congresso, o presidente recorre a uma tática que definia como "corrupta e perniciosa." (...)

Petição impecável à PGR acusa Bolsonaro de crime que rende 30 anos de cana

 


Chegou às mãos de Augusto Aras, procurador-geral da República, uma representação que ilumina um debate em curso no país. Ela pede que o presidente Jair Bolsonaro seja processado por um crime muito grave. Em caso de condenação, pode render até 30 anos de cadeia. Somados aos outros, a pena passaria de 50. (...)

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Antes de comprar CoronaVac, Bolsonaro precisa conhecer o preço do centrão

 


Mais uma vez a imprensa e os adversários pinçam um fato para criticar, maliciosamente, o presidente da República. Reagindo ao "ato midiático" do governo de São Paulo, que cobra uma definição sobre a compra de 54 milhões de doses adicionais da CoronaVac, o Ministério da Saúde informou que não tem pressa. Decidirá até o final de maio. O mundo caiu sobre a cabeça de Jair Bolsonaro. Uma injustiça. São compreensíveis as razões do capitão. (...)

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Dia D, Hora H (Felicio Vitali)



Não dá mais pra fingir que está tudo ruim. Precisamos ter consciência que está tudo muito pior. Um desastre de proporções jamais imaginado por roteiristas de ficções catastróficas. 

Exagerado eu? Pode ser, mas se com alguma honestidade refletirmos só um pouquinho e olharmos a nossa volta com a merecida atenção, fazendo um paralelo da nossa situação com o mundo, veremos que a coisa está muito mais feia do que a princípio nos parece. (...)

Bolsonaro lança maior "fake news" de seu governo, mas fatos o desmoralizam



O Instituto Butantan negocia há tempos com a China o envio do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a fabricação da Coronavac no Brasil. O ex-presidente Michel Temer, em parceria com o governo de São Paulo, é um dos interlocutores do governo chinês por intermédio da embaixada daquele país no Brasil. (...)

sábado, 23 de janeiro de 2021

O custo de ser pária - Editorial do Estadão



O constrangedor isolamento do Brasil entre as nações civilizadas, resultado de uma política externa amalucada e irresponsável, deveria ser motivo mais que suficiente para que o chanceler Ernesto Araújo fosse demitido sem mais delongas. A pressão para que isso ocorra, aliás, nunca esteve tão forte. (...)

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Brasil do jeitinho virou um país que não tem jeito



Tem gente furando a fila das vacinas. Pense só nisso por um instante. Esqueça todo o drama da pandemia —o negacionismo, o improviso, a politização da saúde humana, a ameaça de virar jacaré, os mais de 200 mil cadáveres... Esqueça tudo isso. Concentre-se no seguinte: a quantidade de vacinas, que já era pequena, ficou ainda menor diante do tamanho da esperteza de alguns. (...)

China impõe à gestão Bolsonaro tática do jacaré



A China encontrou na pandemia uma oportunidade para demonstrar aos gênios do governo Bolsonaro que a diferença entre a genialidade e a estupidez é que a genialidade tem limites. Pequim submete o presidente brasileiro e seus luminares à estratégia do jacaré. (...)

Cúpula do MPF avalia que há elementos para investigar Bolsonaro e Pazuello



A pandemia do coronavírus agravou os sintomas de uma crise que consome as entranhas do Ministério Público Federal. Integrantes da cúpula do órgão avaliam que há elementos para a abertura de investigações contra autoridades federais responsáveis pela gestão da crise sanitária —entre elas Jair Bolsonaro e o ministro Eduardo Pazuello (Saúde). Queixam-se da inação do procurador-geral da República Augusto Aras. Em privado, atribuem a inércia ao desejo de Aras de blindar Bolsonaro e seu governo. (...)

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

A ivermectina e outras crendices



O brasileiro adora acreditar. Acredita que o sol escaldante mata o coronavírus. Acredita que Bolsonaro vai cair em si depois do impeachment de Trump na Câmara – e que vai parar de sabotar a vida, a floresta, a ética, a compostura, as mulheres, o voto, o Banco do Brasil, a Polícia Federal e a democracia. (Não vai). O brasileiro acredita em horóscopo. E acredita que vermífugos e remédios para piolho ajudam a evitar e amenizar a infecção por Covid. (...)

A diplomacia que mata



Está certo que Brics, na maior parte do tempo, foi mais uma sigla do que uma aliança concreta. Originalmente representando Brasil, Rússia, Índia e China, a sigla foi inventada por um economista britânico, Jim O’Neill, para designar o grupo de países emergentes com mais chances de se tornarem ricos e influentes. (...)

Políticos que criticavam vacina agora ‘apadrinham’ imunização; há casos de 'fura-filas' em 5 estados



A primeira semana da vacinação contra a Covid-19 no país, com a chegada das doses da CoronaVac em todos os estados, fez disparar uma corrida para exploração política da imunização. Em várias capitais e em cidades do interior, deputados, prefeitos e vereadores — inclusive que mantinham até há pouco tempo discurso negacionista em relação à pandemia — se apressaram a “apadrinhar” a chegada do imunizante perante seu eleitorado e nas redes socais. (...)

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Covardes e Amadores (Felicio Vitali)



Ontem eu vi dois covardes dando entrevistas. Dois mentirosos tentando vender um peixe tão podre quanto os cérebros alojados nas suas cabeças.
Os covardes mentem despudoradamente e agora negam as acusações de que pouco fizeram para conter a pandemia. (...)

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

O Brasil deve ser o único país onde o início da vacinação representou uma derrota política para o presidente



O Brasil deve ser o único país do mundo onde o início da vacinação da população contra a covid-19 representou uma derrota política para o presidente da República. Foi assim porque Jair Bolsonaro em nenhum momento trabalhou com seriedade para conseguir um imunizante para os brasileiros. Ao contrário. Do alto do cargo que ocupa, fez o que podia e o que não podia para sabotar os esforços dos que lutaram incansavelmente para viabilizar a única solução para uma tragédia que já matou mais de 210 mil pessoas no País e levou milhões ao desemprego e à extrema pobreza. (...)

Rejeição a Bolsonaro sobe cinco pontos e chega a 40%, diz XP-Ipespe



A rodada de janeiro da pesquisa XP-Ipespe mostra que subiu de 35% para 40% a parcela da população que considera ruim ou péssimo o governo de Jair Bolsonaro, percentual semelhante ao do início da pandemia de coronavírus, em abril de 2020. (...)



Doria e China levam Bolsonaro ao curto-circuito



Jair Bolsonaro e seus devotos odeiam a realidade e a China. Mas esses são os únicos lugares onde se pode conseguir matéria-prima para fabricar as vacinas necessárias à imunização dos brasileiros contra a Covid. É de origem chinesa o ingrediente que permitirá ao Butantan e à Fiocruz fabricar as únicas vacinas que estão ao alcance do Brasil: a CoronaVac e a de Oxford-AstraZeneca.(...)

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Deputados bolsonaristas são cúmplices da falta de oxigênio em Manaus



A falta de oxigênio nos hospitais de Manaus é resultado direto do aumento do número de casos por Covid-19 depois que as associações comerciais, apoiadas pelo bolsonarismo, impediram a paralisação dos serviços não essenciais na cidade. Pressionado, o governo estadual recuou e permitiu a reabertura do comércio depois do Natal. O preço está sendo pago em número de vidas. (...)

Manaus - Colapso dos sistemas de saúde e funerário



Algumas das cenas chocantes do período mais dramático da pandemia da Covid-19 no Brasil foram vistas em Manaus, todas na esteira de um colapso dos sistemas de saúde e funerário. Entre abril e maio do ano passado, correram o país imagens de pacientes dividindo espaço em uma unidade semi-­intensiva com um cadáver envelopado, um homem recebendo oxigênio com a cabeça dentro de um saco plástico improvisado como respirador e caixões sendo depositados em valas coletivas nos cemitérios saturados da capital do Amazonas. (...)

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Bolsonaro considera bem-vindo o apoio do PT



Jair Bolsonaro, que sempre se apresentou como adversário visceral da esquerda, celebrou, ontem, o apoio do PT a Rodrigo Pacheco (DEM-MG), candidato a suceder Davi Alcolumbre (DEM-AP) na presidência do Senado. (...)

Vamos parar de discutir com negacionistas: chegou a hora de tomar a vacina para salvarmos vidas

 


Entrando em 2021 com boas notícias, assim esperamos. Novidades sobre as vacinas que serão colocadas à disposição para os brasileiros vêm tomando destaque em todas as mídias e, a cada dia, um capítulo de novela aguardando desfecho favorável ou não. Claro que os negacionistas tentam jogar um balde de água fria a cada dado referente às vacinas da Fiocruz (Oxford/Astra Zeneca) e, em especial, a do Butantã (Sinovac). (...)

domingo, 10 de janeiro de 2021

A Justiça do Destino (Felicio Vitali)




Não temos um presidente da república que mereça o título e muito menos temos um ministro da saúde. O país está à deriva e sem rumo.

Ninguém para estabelecer uma rota segura, que nos leve a um porto onde podemos, pelo menos por um tempo, ancorar até que o pior da tempestade passe. (...)

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Perdeu!!! (Felicio Vitali)



Vergonhosos os acontecidos na política americana. Trump perdeu as eleições no campo, contrariando a sua patética expectativa, com um placar bem elástico. 

Inconformado, com as eleições ainda em andamento, já chamava os juízes de ladrões e pedia o tempo todo a revisão do VAR. (...)

Maia defende ação contra Bolsonaro por fala sobre fraude nas eleições



O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reagiu às declarações de Jair Bolsonaro sobre fraude nas eleições e chamou a frase de “ataque direto e gravíssimo ao TSE”. (...)

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Uma candidatura constrangedora (Editorial do Estadão)



É embaraçosa a normalidade com que tem sido aceita a candidatura do deputado Arthur Lira (Progressistas-AL) para a presidência da Câmara. Com o histórico do parlamentar, já é um tanto estranho que ele continue sendo líder do partido na Câmara. No entanto, nesses estranhos tempos, nada parece ser capaz de ruborizar seus apoiadores. Como se sabe, o seu mais ilustre apoiador é o presidente Jair Bolsonaro. (...)

Risco social



Nos últimos dois anos, acostumamo-nos a uma certa inércia da população, que parece ter perdido o gosto de ir às ruas para protestar. Vimos manifestações de bolsominions aqui e ali, sobretudo em frente aos prédios do STF, que ameaçavam invadir, e do Planalto, para saudar seu mito. O pessoal da oposição e dos movimentos populares também promoveu protestos Brasil afora, ficou na frente do Masp, na Paulista, mas acabou amarrado em casa pelo discurso responsável do distanciamento na pandemia. As redes, de alguma forma, substituíram as praças para a classe média e setores mais politizados. As panelas serviram, fora dos fogões, para desopilar alguns fígados e mostrar insatisfação. (...)

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Bolsonaro disfarça incompetência na tese de país quebrado



A declaração do presidente na volta das férias no Guarujá é tão irresponsável quanto todas as outras, porque com isso ele justifica a sua própria incapacidade administrativa, e seu pouco interesse em trabalhar e tomar decisões que possam melhorar a situação do país. (...)

Disputa na Câmara: candidato de Maia já tem o apoio de 11 siglas. Confira o placar



Depois da adesão do PT e de outros partidos de oposição à candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara, o bloco liderado pelo atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), passou a contar com o endosso formal de 273 deputados. (...)

Bolsonaro gasta 17 vezes mais com propaganda no exterior que antecessores



Em dois anos de governo Jair Bolsonaro (sem partido), a Presidência da República gastou 17 vezes mais com propaganda no exterior do que todos os governos que o antecederam na última década. (...)

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Como Nossos Pais (Felicio Vitali)




Quando criança, a minha professora pediu que anotássemos numa folha o que queríamos ser e o que não gostaríamos de ser, quando crescêssemos. Escrevi que queria ser rico e que não gostaria de ser velho. (...)

sábado, 2 de janeiro de 2021

Bolsonaro tem 729 dias para evitar destino semelhante ao do ídolo Trump



Criticado até por bolsonaristas —ora por ter escorado seu mandato no centrão, ora por ter enviado ao STF o doutor Kassio Nunes Marques— Jair Bolsonaro incorporou à sua resposta a legalização do aborto na Argentina. Atribuindo a novidade à volta da esquerda ao poder, sustenta que seus críticos favorecem o retorno do PT, do mesmo modo que fizeram os argentinos ao trocar o ex-presidente conservador Mauricio Macri pela chapa Alberto Fernández—Cristina Kirchner. "É isso o que vocês querem, a volta dessa turma?", provoca Bolsonaro. (...)

Brasil tem muito a desaprender com Bolsonaro



Governar é como desenhar sem borracha. Impossível apagar os erros. Mas pode-se corrigir o traçado. O ano novo se apresentou para Bolsonaro como uma folha de papel em branco. Depois de empurrar o Brasil para um mato sem vacinas, o capitão teve a chance de traçar novas coordenadas para sua administração. Preferiu renovar para 2021 todas as resoluções que conduziram o país para o descalabro sanitário de 2020. (...)