Algumas coisas eu pensei que nunca mais iria ouvir, principalmente depois que o país saiu da nefasta ditadura militar. Mas duas delas foram ditas no final de semana que passou. (...)
quarta-feira, 30 de setembro de 2020
terça-feira, 29 de setembro de 2020
Governo reincide num par de tolices já cometidas
Virou uma espécie de parafuso espanado o debate sobre a proposta de reforma tributária do governo e a criação de um novo programa de renda mínima. As autoridades rodopiam a esmo em torno de tolices que já foram cometidas. E o Planalto tem dificuldades para sair do lugar. A reunião de Jair Bolsonaro com ministros e líderes partidários resultou em decepção e frustração, com reflexos no mercado financeiro. (...)
Salles é peão, Bolsonaro gere boiada ambiental
Não é que o governo tem dificuldades para desfazer a crise que ele mesmo criou no setor do meio ambiente. A questão é que Jair Bolsonaro fez nessa área uma opção preferencial pela crise. A maior injustiça que se poderia cometer seria responsabilizar Ricardo Salles pelo desmantelo. O ministro é mero peão, um tocador de rebanho. Quem gerencia a boiada, definindo os bois que devem pular a cerca, é Bolsonaro. (...)
Plano de Reeleição de Bolsonaro, prevê pedalada dupla. É um vexame!
A proposta feita pelo governo nesta segunda para viabilizar o tal Renda Cidadã, que é o sequestro político do Bolsa Família, em versão ampliada, é de tal sorte esdrúxula, de tal sorte absurda, de tal sorte acintosa que só se pode concluir uma coisa: Paulo Guedes aceitou dividir com Jair Bolsonaro a responsabilidade pelo despropósito porque hoje faz qualquer coisa para não ser chutado do governo. Conduzido pelo braço por um general, como fez outro dia Luiz Eduardo Ramos, coordenador político do governo, ele já é — antes que diga inconveniências...(...)
domingo, 27 de setembro de 2020
Campanhas eleitorais começam neste domingo (27); veja as regras
As campanhas dos candidatos às eleições municipais se iniciam neste domingo (27) em todo o Brasil e se estenderão, para algumas modalidades, até a véspera do pleito, que ocorrerá, em primeiro turno, em 15 de novembro. Os candidatos a prefeito e vereador estarão autorizados a pedir votos e divulgar propostas nas ruas, na internet e na imprensa escrita. A propaganda gratuita em rádio e televisão só terá início em 9 de outubro. (...)
"Lindinhas". E sensuais? O filme que Damares quer censurar na Netflix
Não se nasce mulher. Torna-se mulher. Essa frase, do livro ‘O segundo sexo’, de Simone de Beauvoir, tem 71 anos. E continua atual. Poderia até servir de subtexto para o filme mais polêmico hoje na Netflix, “Lindinhas”, do francês original “Mignonnes”, ou “Cuties” em inglês. Premiado no Festival de Sundance, o filme foi chamado de pervertido por mostrar a erotização precoce de meninas. (...)
quinta-feira, 24 de setembro de 2020
Brasil amarga uma fuga recorde de investidores
Ao discursar na abertura da Assembleia Geral da ONU, Jair Bolsonaro insinuou que o fluxo de investimentos no Brasil "comprova a confiança do mundo em nosso governo." Os arquivos do Banco Central armazenam dados que não ornam com o otimismo presidencial. Notícia veiculada pelo jornal O Globo informa: (...)
Senado reúne número mínimo de assinaturas para CPI sobre queimadas e desmonte ambiental
O recolhimento das assinaturas foi capitaneado pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), coordenadora da Frente Ambientalista no Senado. Segundo Eliziane, o objetivo é investigar o "desmonte da governança ambiental" no Poder Executivo, além das queimadas na Amazônia e no Pantanal. (...)
Veja por que a família Bolsonaro pretende levar os bancos à falência...
Joseph Safra é o homem mais rico do Brasil. Se a maioria das pessoas fosse como os Bolsonaros, o banqueiro teria de procurar outro meio de ganhar dinheiro. A intrépida família não confia em banco. Gosta mesmo é de lidar com dinheiro vivo. Parece ser algo que está no sangue. E não é de hoje. Pode-se falar que uma verdadeira dinastia se criou na política nota sobre nota. Como se sabe, é mais difícil rastrear a origem de dinheiro vivo. (...)
quarta-feira, 23 de setembro de 2020
CoronaVac: testes com 50 mil voluntários indicam segurança da vacina
Produzida pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo, a CoronaVac é atualmente uma das vacinas mais promissoras em desenvolvimento para a Covid-19 e agora conquistou mais uma etapa importante. Testes feitos com 50 mil voluntários na China mostraram que o imunizante é seguro e não apresentou efeitos colaterais importantes — 3% dos participantes sentiram dor leve no local de aplicação e 0,2%, estado febril. (...)
terça-feira, 22 de setembro de 2020
Bolsonaro na ONU - Há risco de ele falar de um país virtual ao mundo real
O presidente Jair Bolsonaro abre nesta terça, às 10h, a 75ª Assembleia Geral da ONU. Em razão da pandemia, o encontro será virtual. O presidente já gravou o seu discurso. Consta que vai defender a política ambiental brasileira. E também estaria disposto a provar que seu governo é um sucesso em matéria de combate à pandemia do coronavírus. (...)
A matemática troncha do general. Ou como uma virtude vira vício e fumaça
O general Augusto Heleno, chefe do Gabinete da Segurança Institucional, já foi comandante militar da Amazônia. Em tese, ao menos, poderia fornecer ao presidente Jair Bolsonaro dados mais precisos sobre a região. Seria, caso tivesse atualizado seu discurso, uma voz importante na preservação do meio ambiente, filtro por onde passa hoje boa parte do dinheiro que circula no planeta. Mas, infelizmente, pertence a uma geração de militares que caiu vítima de teses conspiratórias segundo as quais o movimento ambientalista é apenas uma face atualizada de uma grande conspiração para que um "Ente", seja ele o que ou quem for, domine o mundo. (...)
sexta-feira, 18 de setembro de 2020
A ostentação da burrice
Para quem ainda observa de casa e em quarentena o Brasil de Bolsonaro, o mais excruciante é a ostentação da asneira. O presidente e sua corte não disfarçam a ignorância em todos os aspectos da vida, da economia ao meio ambiente, sexo, ciência, educação e cultura. Eles se superam a cada dia. Trombeteiam o desconhecimento. Só isso explica que Bolsonaro tenha dito ontem que as escolas não deveriam ter sido fechadas nem um só dia na pandemia. Nenhum presidente no mundo ousou dizer tal besteira. (...)
quarta-feira, 16 de setembro de 2020
Mourão vê traidor imaginário infiltrado no INPE
O vice-presidente Hamilton Mourão alçou a fronte e encheu o peito como uma segunda barriga para denunciar a presença de um quinta-coluna plantado pela oposição dentro do Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O sabotador estaria divulgando sorrateiramente dados mentirosos sobre queimadas na Amazônia. (...)
INSS humilha clientela e Bolsonaro finge não ver
Deve haver, escondido nos subterrâneos do INSS, uma escola de ineficiência, desrespeito e humilhação. Não é possível que os responsáveis pelo órgão nasçam com tanta tarimba. O instituto é, hoje, o local onde há a maior possibilidade de se criar um órgão público inteiramente novo. Caos não falta. (...)
Em jogo combinado, presidente permite que circulem as ideias estapafúrdias e antipopulares para depois dar um murro na mesa e parecer herói
O presidente Jair Bolsonaro passou um carão na tal equipe econômica e, ora vejam, também na imprensa — ou, ao menos, em parte considerável do jornalismo que cobre economia. O índice de adesão desse ramo à voz oficial — ou, para ser mais preciso, à tal equipe econômica, desde que esta fale sempre em cortar gastos — é muito superior ao do jornalismo político, por exemplo. Este desconfia do oficialismo por princípio, no que faz muito bem. Aquele, não raro, adere por princípio — desde, insisto, que o agente do governo fale em gastar menos. Se o fizer, nem mesmo se pergunta se aquilo que está sendo proposto é viável ou não. (...)
terça-feira, 15 de setembro de 2020
Voto impresso é inconstitucional, decide STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que é inconstitucional a adoção do voto impresso, ao concluir que a medida viola o sigilo e a liberdade do voto. O julgamento foi encerrado às 23h59 da última segunda-feira (14) no plenário virtual do STF, uma plataforma online que permite que os ministros analisem casos sem se reunirem pessoalmente ou por videoconferência. (...)
Pazuello será efetivado. Política suicida-homicida é bem-sucedida, creiam
A incompetência do general Eduardo Pazuello foi premiada. E ninguém está surpreso, convenham. Um dia depois de o mundo ficar sabendo, mais uma vez, o que não fazer com a Covid-19 — seguir o exemplo brasileiro —, o governo anuncia o que já era dado como certo: Bolsonaro decidiu efetivá-lo no Ministério da Saúde. (...)
segunda-feira, 14 de setembro de 2020
Governo omite há um ano pagamentos a militares da reserva e pensionistas
O governo Jair Bolsonaro omite há um ano os pagamentos feitos a militares da reserva e pensionistas, mesmo após o Tribunal de Contas da União (TCU) determinar a divulgação dessas informações no Portal da Transparência. Embora a Corte tenha mandado, em 11 de setembro de 2019, que os pagamentos fossem liberados para consulta pública, de forma individual - como ocorre com os da ativa e servidores civis, isso nunca aconteceu. (...)
"Culpa do Funk" (Felicio Vitali)
Há tempos que cientistas e ativistas ambientais alertam para as consequências do aquecimento global. (...)
Por voto evangélico, Bolsonaro cria veto com fé
Espremido entre o fiscalismo de Paulo Guedes e o oportunismo da bancada da Bíblia, Jair Bolsonaro refugiou-se no equilibrismo. Criou uma nova modalidade de veto: o veto com fé. Barrou o perdão das dívidas tributárias das igrejas, como queria o ministro da Economia. Mas expressou sua fé na disposição do Congresso de remover a montanha que oprime a cristandade da sonegação. (...)
domingo, 13 de setembro de 2020
Os EUA acima de tudo, Donald Trump acima de todos
Sob Jair Bolsonaro, o Planalto vangloria-se de manter relações preferenciais com a Casa Branca. Esse relacionamento vem propiciando dois tipos de negociação diplomática: as ruins e as muito piores. Na mais recente, o Itamaraty entrou na discussão de cócoras. E saiu de joelhos. (...)
sábado, 12 de setembro de 2020
Clã Bolsonaro fez da rachadinha holding familiar
Notícia da revista Época potencializa a impressão de que Jair Bolsonaro comanda uma organização familiar. Essa organização explorou durante quase três décadas uma espécie de holding da rachadinha, com filiais nos gabinetes do próprio Bolsonaro e dos filhos Flávio e Carlos. De um total de 286 funcionários, pelo menos 39 eram fantasmas. Juntos, receberam R$ 29,5 milhões em valores atualizados. (...)
sexta-feira, 11 de setembro de 2020
Editorial do Estadão - O sequestro do Brasil
O Brasil continua refém de uma disputa retórica entre o ruim e o pior, que nada tem a ver com a construção de um país democrático e moderno. O presidente Jair Bolsonaro e seu antípoda, o petista Lula da Silva, aproveitaram o Dia da Independência para terçar as conhecidas armas do autoritarismo e do atraso, reiterando a miséria ideológica produzida pelo lulopetismo e pelo bolsonarismo. (...)
quinta-feira, 10 de setembro de 2020
O terraplanismo atacou a economia
O Brasil já conhece os passos dessa estrada, sabe que não vai dar em nada. Sabe de cor os desvios, desvãos, delírios que podem levar à ideia de que algum ente governamental possa intervir em formação de preços de supermercados. Não dá para acreditar que o ministro Paulo Guedes não tenha tido força para explicar o básico ao governo Bolsonaro. A notícia de que o Ministério da Justiça notificou os supermercados pela alta dos alimentos seria cômica se não fosse séria. A inflação está baixa, não há uma elevação generalizada do índice. E, mesmo que houvesse, o Brasil sabe há 30 anos que não é por aí. (...)
A estreia de Fux e a Lava Jato investigando, ilegalmente, ministros do STJ
O país está de novo mergulhado numa megadenúncia de corrupção, sob os auspícios da grife "Lava Jato" — no caso, a sua seção do Rio. Há, no entanto, um dado que beira o surrealismo jurídico. E ele nada tem a ver com a inocência ou culpa dos investigados. Nunca me presto a esse papel. Não sou um tribunal. Das duas, uma: ou ministros do STJ estão sendo investigados sob os auspícios de um juiz federal de primeira instância, ou o conjunto da obra é ainda pior do que parece. (...)
Um novo bobo na corte bolsonarista
O papel de bobo da corte estava vago desde que o bolsonarismo despachou Abraham Weintraub para os EUA. Investigado no inquérito das fake news, o ex-ministro avisou que precisava sair do Brasil para escapar do “cadeião”. Faturou um exílio de luxo, com salário de R$ 116 mil para tuitar no Banco Mundial. (...)
quarta-feira, 9 de setembro de 2020
Editorial do Estadão - Verbas publicitárias
Enquanto o orçamento público é pressionado por todos os lados pela crise da covid-19, o governo quer uma verba de publicidade oficial para 2021 quase quatro vezes maior do que a de 2020. É um despropósito, tanto mais considerando o desempenho das campanhas de comunicação do Planalto durante a pandemia e as suspeitas que pairam sobre os seus critérios de distribuição de verbas publicitárias. (...)
Suspensão de vacina deixa mal capitão e general
A notícia de que a farmacêutica AstraZeneca decidiu suspender os testes da vacina contra Covid-19 leva o brasileiro a dirigir aos seus botões uma pergunta incômoda: já imaginaram que país magnífico teríamos se, de repente, por um milagre, baixasse no Planalto e na Esplanada dos Ministérios uma epidemia de ridículo? (...)
Pobre Rio! Tão perto do Cristo e tão longe de Deus! PAPOL elegerá prefeito?
Eduardo Paes, candidato do DEM à Prefeitura do Rio, é alvo — ou vítima —, mais uma vez, de uma acusação, desta feita na forma de denúncia e mandado de busca e apreensão, tudo ao mesmo, na boca da urna. Como sempre faço, não declaro inocências e culpas. Aponto o estranho modo — que assombra o estado de direito e a democracia — que as investigações foram tomando no Brasil. O ataque a Paes, em 2018, contribuiu para levar Wilson Witzel ao governo. Vamos ver que pena será condenada agora a cidade do Rio. (...)
terça-feira, 8 de setembro de 2020
Bolsonaro venera 64, mira 22 e ignora o presente
Jair Bolsonaro sofre de uma megalomania às avessas. Tornou-se um caso raro de presidente que cultua a mania de pequena grandeza. A propósito do Dia da Pátria, o capitão exibiu sua pequenez em rede nacional.(...)
Jair Bolsonaro viciou-se no narcótico da reeleição
Com mais de duas décadas de atraso, Fernando Henrique Cardoso fez um mea culpa por ter guerreado pela aprovação do instituto da reeleição, em 1997. Agiu em causa própria, pois foi reeleito no ano seguinte. "Devo reconhecer que historicamente foi um erro", escreveu o ex-presidente tucano em artigo publicado no final de semana. De fato, a reeleição não fez bem à democracia brasileira. Nasceu de uma votação viciada pela compra de votos. E sobrevive como uma espécie narcótico. (...)
segunda-feira, 7 de setembro de 2020
Brasileiros no exterior lançam "Preserva Brasil" em defesa da democracia
Foi lançado neste domingo, em Genebra, o manifesto "Preserva Brasil". Trata-se de um texto em defesa da democracia brasileira e, como querem seus organizadores, "da convivência entre todas as tendências políticas", desde que empenhadas na preservação das instituições. (...)
sábado, 5 de setembro de 2020
"O Merthiolate e o Quartinho do Quintal" - Felicio Vitali
Ah, que maravilha. Se não bastasse a mediocridade de negar uma pandemia que já matou mais de 125 mil pessoas, agora deram de achar que a vacina deve ser optativa. (...)
A inaceitável censura prévia ao Jornal Nacional
O "Jornal Nacional" foi alvo de inaceitável censura prévia, o que a Constituição explicitamente repudia. Não há entendimento alternativo a respeito ou condescendência possível. O que acontece, vocês verão abaixo, é muito grave e tem de ter consequências para que não venha a se repetir. Leiam o que informa o Globo. (...)
Carlos Bolsonaro gastou R$ 7 milhões com supostos funcionários fantasmas Carlos Bolsonaro
Carlos Bolsonaro |
Onze servidores do gabinete do vereador do Rio Carlos Bolsonaro (Republicanos) investigados como supostos funcionários fantasmas receberam, desde 2001, R$ 7 milhões em salários. A informação foi divulgada ontem pela GloboNews. (...)
sexta-feira, 4 de setembro de 2020
O Brasil afunda tragicamente aos olhos do mundo
O que está acontecendo com o Brasil, que aparece aos olhos do mundo não como uma potência mundial, mas como um novo Titanic que cada dia vai rachando politicamente, com efeitos econômicos perversos que estão afogando os mais fracos? (...)
Parlamentares, juízes, promotores e militares estão fora da reforma
A proposta de reforma administrativa, enviada pelo governo ao Congresso nesta quinta-feira (3), abrange futuros servidores públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União, estados e municípios. Não afetará os servidores da ativa. (...)
quinta-feira, 3 de setembro de 2020
Aras firma-se como Abafador-Geral da República
O procurador-geral da República Augusto Aras implantou em São Paulo uma franquia culinária. Queria fritar o núcleo bandeirante da Lava Jato sem tocá-lo. Delegou a tarefa à procuradora Viviane de Oliveira Martines, instalada há seis meses na chefia do 5º Ofício Criminal da Procuradoria na capital paulista. Nesta quarta-feira, já bem tostados, os sete membros da força-tarefa arrastaram Aras para dentro da frigideira. Apresentaram-lhe uma renúncia coletiva. (...)
O STJ e o STF tornaram o cargo de governador o mais arriscado do país
A Corte Especial do STJ manteve o afastamento do governador do Rio, Wilson Witzel, por 14 votos a 1. A exceção foi o ministro Napoleão Nunes Maia, o único, a meu ver, a dizer coisa com coisa nesta quarta. Afirmou que os políticos devem "cuidar das coisas da política", e os magistrados, "das coisas da Justiça". Bingo! E, curiosamente, só a política consegue explicar o afastamento, uma vez que não há lei que possa fazê-lo. (...)
Embraer anuncia demissão de 900 funcionários de unidades do país; São José será mais afetada
A Embraer anunciou nesta quinta-feira (3) a demissão em massa de 900 funcionários em todo o país, 4,5% do seu efetivo total. Os desligamentos serão feitos hoje. (...)
quarta-feira, 2 de setembro de 2020
Ataque à vacina, QAnon no Brasil, o ministro Faria e uma pergunta a Aras
A irracionalidade é o principal fermento do bolsonarismo. Assim, por paradoxal que pareça, quando o presidente afirma que "ninguém pode ser obrigado a tomar vacina", anuindo com o apelo de uma simpatizante às portas do Palácio da Alvorada, o líder político está sendo, digamos, racional e pragmático dentro do universo da própria estupidez... (...)
TSE decide que adiamento de eleições libera candidatura de ficha-suja
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira, 1º, que a mudança na data das eleições devido à pandemia de Covid-19 beneficia candidatos que estariam impedidos de disputar o pleito com base na Lei da Ficha Limpa. Por maioria de votos, os ministros entenderam que os candidatos não estão mais inelegíveis com a alteração. (...)
terça-feira, 1 de setembro de 2020
"Muito Ajuda Quem Não Atrapalha" - Felicio Vitali
No Brasil, se depender deste governo, nada é tão ruim, que não possa piorar. Um bom exemplo é o ministério da saúde, que segue sem ministro em plena pandemia e, pelo visto, assim deverá continuar por muito tempo ainda. (...)
Agenda eleitoral desafia responsabilidade fiscal
Operando em modo de reeleição, Jair Bolsonaro submete a área econômica do seu governo a um desafio: encaixar o populismo presidencial num Orçamento que roça o teto de gastos. Bolsonaro encantou-se com o Renda Brasil, primo mais gordo do Bolsa Família, e com uma agenda de inaugurações de obras. Nos dois casos, é preciso providenciar recursos. Que não virão sem a aprovação de reformas. O problema é que o presidente pega em lanças por suas pautas eleitorais e negligencia as reformas. (...)
STJ e STF inaugurarão a execução sumária na política? Fascistoides ganham!
Sob o pretexto de se combater a corrupção a ferro e fogo, o Brasil foi se tornando um país arreganhadamente despudorado. (...)
Assinar:
Postagens (Atom)