domingo, 11 de dezembro de 2022

Lula quer submeter Alvorada a uma 'desbolsonarização' antes de se mudar



Antes de se mudar, as pessoas costumam encomendar a dedetização dos novos endereços. Lula confidenciou a operadores da transição a intenção de submeter o palácio residencial do Alvorada a um processo de "desbolsonarização". Isso inclui uma varredura para detectar eventuais escutas. Os procedimentos serão estendidos ao gabinete presidencial, no Planalto.

Até a conclusão do serviço, Lula pretende continuar morando e despachando no hotel onde está hospedado. A atmosfera de suspeição inspirou outra decisão do presidente eleito. Planeja-se para o primeiro dia de governo uma exoneração em massa de ocupantes de cargos comissionados. O objetivo é evitar que bolsonaristas alojados em funções de confiança sobrevivam à troca de guarda.

Repete-se agora algo que marcou o início da gestão Bolsonaro. Em 2 de janeiro de 2019, o então chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni foi aos holofotes para anunciar a "despetização do governo". Iriam ao olho da rua, segundo ele, todos os comissionados. Os demitidos passariam por uma entrevista. Os que não tivessem "marca ideológica clara" seriam. Na primeira leva, foram ao olho da rua 300 servidores. Deu no que está dando.

O brasileiro mais maduro tem saudades do tempo em que as transições eram mais tranquilas. No livro Histórias de Presidentes, Isabel Lustosa conta uma passagem da transição da Presidência de Campos Salles para a de Rodrigues Alves.

Ana Gabriela, mulher de Campos Salles, remeteu uma carta para dona Catita, filha mais velha do viúvo Rodrigues Alves. No texto, Ana passou para Catita informações valiosas. Por exemplo:

"Quanto à lavagem de roupa, penso que a senhora deve começar lavando a roupa fora, até poder ajuizar por si mesma se convém fazer esse serviço em casa. Se quiser, recomendarei a lavadeira que me serviu durante quatro anos. É muito séria, muito pontual, lava e engoma bem. Mora na ladeira do Ascurra e não em cortiço, o que é uma garantia."

Hoje, as primeiras-damas não se falam e seus maridos lavam a roupa suja na frente das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O administrador do Blog não se responsabiliza pelos comentários de terceiros.