Dez dias depois de ser declarado presidente eleito pela terceira vez, Lula desembarcou em Brasília. Terá encontros com todos os chefes de Poder, exceto com Bolsonaro. O absurdo adquiriu tanta proeminência no Brasil que o brasileiro já suprimiu dos seus hábitos o ponto de exclamação. Mas o desprezo de Bolsonaro às regras mais elementares da civilidade democrática é algo jamais visto. Ele sonega ao sucessor toda a delicadeza institucional de que foi beneficiário quando venceu a eleição presidencial de 2018.
Lula marcou conversas com Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, presidentes da Câmara e do Senado. Deseja azeitar a aprovação no Congresso de uma licença para gastar algo como R$ 175 bilhões acima do teto constitucional de gastos, ainda não revogado. Obteve o agendamento de reuniões com Rosa Weber e Alexandre de Moraes, chefes do Supremo e do TSE. Quer virar a página das desavenças que marcaram as relações do Executivo com o Judiciário na era Bolsonaro.
Na transição passada, Michel Temer seguiu as melhores práticas dos antecessores, oferecendo a Bolsonaro fidalguia, dados sigilosos do governo e a residência da Granja do Torto, para lhe servir de teto antes da posse. Hoje, Bolsonaro oferece a Lula descortesia, sabotagem e o relento. O imóvel de veraneio da Granja do Torto está ocupado pelo ministro Paulo Guedes, da Economia.
Lula deve se mudar para Brasília até o final do mês, depois de sua participação na conferência climática da ONU, a COP27, na semana que vem. Será compelido a se abrigar num hotel ou numa casa alugada. Dará mais trabalho à Polícia Federal, que teve que incluir no aparato de segurança do presidente eleito cuidados inéditos. Além de varreduras contra grampos telefônicos, inspeções contra invasões cibernéticas. Intensificaram-se as buscas por artefatos explosivos nos ambientes frequentados por Lula.
Nesse contexto intoxicado, a ausência de contato entre Lula e Bolsonaro é adicionada à rotina nacional como a parte da anormalidade que passou a compor o novo normal na política brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O administrador do Blog não se responsabiliza pelos comentários de terceiros.